pages

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Biografia de um Estilista!

Olá meninas! Hoje vim inaugurar um novo tipo de post aqui no Cupcake, a "Biografia de um estilista" Sim, vou começar a postar a biografia de alguns nomes importantes da moda, nada melhor que conhecer quem começou com essa "coisa" tão importante que é a MODA né? Entao, hoje vou falar sobre nada mais nada menos que Coco Chanel!
Seu nome completo é Gabrielle Bonheur Chanel. Ela  foi uma importante estilista francesa. Nasceu em 19 de Agosto de 1883, e morreu em 10 de janeiro de 1971, na frança, onde cresceu, viveu e morreu.  O pai, Albert Chanel, era feirante e a mãe, Jeanne Devolle, era doméstica. Depois da morte precoce da mãe, que faleceu de tuberculose. E por isso o pai mandou as filhas para um internato. Aos 18 anos ela encontrou sua prima, que com a mesma idade tinha a mesma ambição de fugir do internato. Com êxito em 1903 ela trabalhou como costureira em uma loja de enxovais. O apelido "Coco Chanel", veio de uma musica que ela cantava com sua prima, e na letra havia uma parte assim: "Quem viu Coco no Trocadero?" 
Por volta de 1910,  Coco conheceu o grande amor da sua vida: o milionário inglês Arthur Capel. que a ajudou a abrir a sua primeira loja de chapéus. A loja Chanel foi um sucesso sucesso e aparecia nas revistas de moda mais famosas de Paris. Porém, seu amado morreu meses depois em um acidente.
Com toda essa dor , Chanel abriu a primeira casa de costura, onde fabricava roupas de praia, e montaria para mulheres, e como pioneira inventou o primeiro modelo de calças femininas. 
A sua nova relação com Paulovitch, o principe,  a fez desenhar roupas com bordados do folclore russo e, para isso, contratou 20 bordadeiras. Conheceu também vários ilustres artistas da época, como Picasso.
Sua roupas vestiram as grandes atrizes de Hollywood, e seu estilo ditava moda em todo o mundo. Além de confecções próprias, desenvolveu perfumes com sua marca. Os seus tailleurs são referência até hoje.
Um verdadeiro mito, Chanel reproduziu sua própria imagem, a mulher do século 20, independente, bem-sucedida, com personalidade e estilo.
Após a morte de Coco, o estilista alemão Karl Lagerfeld é, desde 1983, o diretor de criação da marca Chanel, tanto para a linha de alta-costura quanto para a de prêt-à-porter. O estilo clássico criado por mademoiselle, revitalizado por Lagerfeld, atravessou o século 20 e se tornou atemporal.
A bolsa com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur e o vestido preto são os símbolos de elegância e status que marcaram para sempre a história da moda. Mas foi o seu perfume, o Chanel nº 5 - tido como o mais vendido no mundo -, que a tornou milionária.
O perfume foi criado em 1921 por Ernest Beaux a pedido de Gabrielle Chanel, que sugeriu: "Um perfume de mulher com cheiro de mulher". Dentro de um frasco art déco - que foi incorporado à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York em 1959 -, o Chanel nº 5 foi o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista.

Sua carreira teve um renascimento nos anos 1950. O cárdigã, o vestido preto, as pérolas tornaram-se marca registrada do estilo Chanel. A marca Chanel acabou tornando-se um grande império, que inclui bolsas, sapatos, jóias, acessórios e perfumes. No ano de sua morte, aos 87 anos, Coco Chanel ainda trabalhava ativamente, desenhando uma nova coleção.




Gabrielle Chanel também escreveu muitas frases inspiradoras, vou postar algumas aqui pra vocês!


"Elegância é tudo aquilo que é belo, seja no direito seja no avesso."


"Para ser insubstituível, deve-se sempre ser diferente."


"Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher." 


"A moda sai de moda, o estilo jamais."


"Uma mulher precisa de apenas duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame."


"A moda não é algo presente apenas nas roupas. A moda está no céu, nas ruas, a moda tem a ver com idéias, a forma como vivemos, o que está acontecendo."
























Um gênio da moda!!


Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário